– GLOSSÁRIO –

  • Todos
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • L
  • M
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
Todos

ALCEAMENTO: Arranjo de folhas ou cadernos impressos na sequencia adequada, de modo que as páginas fiquem na ordem correta, antes do processo de costura ou encadernação.

 

ARTES GRÁFICAS: Conjunto de processos e atividades auxiliares que tem como objetivo reproduzir, em qualquer número de cópias, textos e imagens a partir de uma matriz. Abrange os processos de criação, pré-impressão, impressão e acabamento de qualquer material gráfico.

 

BITMAP: Imagem gráfica computadorizada formada por pontos chamados pixel. É uma imagem com resolução fixa.

 

BLOCAR: Formar um bloco perfeitamente alinhado à esquerda e a direita, ajustando o espaço entre palavras para que todas as linhas de um texto tenham exatamente a mesma largura.

 

BOPP: Laminação de alto brilho, foscas e holográficas. Além de aumentar o atrito, também servem de barreira à umidade em folhas impressas.

 

BRIEFING: Conjunto de informações resumidas e referências que é fornecido para o desenvolvimento de um determinado trabalho.

 

BUREAU: Local onde são processados arquivos originais para reprodução.

 

CARTÃO E PAPELÃO: Conta com maior espessura e é bastante utilizado em capas, pastas, fichas, cartões e material escolar em geral.

 

CMYK: Abreviatura do sistema de composição de cores subtrativas primárias ‘Cyan, Magenta, Yellow, Black’ – ou ciano, magenta, amarelo e preto – que é usado na impressão em cores com tinta, ocultando certas cores quando impresso em um fundo branco. Quando pontos dessas cores são combinados em diferentes densidades, é possível reproduzir milhões de cores diferentes, abrangendo toda a principal gama de cores do espectro visível.

 

COLAGEM: Trabalhos como envelopes com fechamento automático, cartas-respostas e malas-diretas podem ser adaptados para fechamento e cola totalmente mecanizados. Quando os formatos ou layouts fogem do padrão, precisam de colagem ou colocação de fita dupla face manual, e, portanto, terão alteração no orçamento.

 

COLOR PLUS – Material liso e em diversas cores, é muito eficiente para trabalhos publicitários, capas, guarda de livros, catálogos, folhetos e mala-direta.

 

Cor: A cor, alvura e opacidade do papel são determinantes em sua aplicação, uma vez que, com a transparência das tintas, a cor pode sofrer alteração de acordo com o papel utilizado. Papéis mais alvos são utilizados para reprodução em cores. Papéis levemente amarelados e opacos são indicados para livros, pois evitam o cansaço visual e o trespasse de textos e figuras de uma página para o verso.

As máquinas de off-set dividem-se em monocolores (impressão a 1 cor); bicolores; 4, 5 e até 10 cores. A maioria das peças é impressa nas 4 cores primárias: cyan, magenta, amarelo e preto, uma vez que a composição dessas cores possibilita a reprodução de qualquer cor ou imagem.

No entanto, em alguns casos surge a necessidade de uma cor especial. Para isso, usamos o Padrão Pantone – escala universal de mistura de tintas utilizado como guia de cores especiais. A cor especial exige mais tempo de preparação da tinta e da máquina, elevando assim o custo da peça.

 

COUCHÉ: Possui gesso em sua composição e variantes com ou sem brilho. É um dos mais utilizados na indústria gráfica em todos os tipos de impresso, desde livros de arte, mala-direta, calendários e folders. Revistas e catálogos também o utilizam na capa – somente as mais sofisticadas lançam mão do papel couché também no miolo.

 

CTP: Abreviação de Computer do Plate, é um sistema de pré-impressão que gera matrizes diretas.

 

DIAGRAMAÇÃO: Conjunto de operações utilizadas para dispor títulos, textos, gráficos, fotos, mapas e ilustrações de uma publicação ou em qualquer impresso de forma equilibrada e atraente, buscando estabelecer um sentido de leitura que atenta a determinada hierarquia de assuntos.

 

DOBRAS:

  • Dobra central – 1 dobra no centro do impresso.
  • Dobras paralelas – até 2 dobras na mesma posição.
  • Dobra janela – 3 dobras paralelas, porém, a ordem do fechamento lembra o fechamento de uma janela.
  • Dobra em cruz – 2 dobras cruzadas.
  • Dobra sanfona – acima de 3 dobras e fechamento intercalado.
  • Dobra irregular – quaisquer dobras acima citadas, porém, não centralizadas. Ou seja, quando os lados não ficam com a mesma divisão de formatos. O material não poderá ser dobrado em máquina, incidindo o manuseio sobre o custo da peça e também sobre o prazo de entrega.

 

EFEITO IRIS: Tabela impressa que contém diversas combinações de tonalidades de cores.

 

EMBALAGEM: Os materiais impressos são acondicionados em caixas-padrão fornecidas pela gráfica.

 

EMPASTAMENTO: Colagem de um papel em outro e colocação em prensa para secagem. Recurso usado quando a peça exigir a necessidade de produto final mais rígido e de papel nobre já impresso colocado sobre o papel-cartão.

 

FACA ESPECIAL: É usada em todo o material que não possui cantos retos. Acoplada na máquina de corte, exige manuseio peça por peça – por isso, demanda maior custo da peça e extensão do prazo de entrega.

 

FONTE: Conjunto de caracteres cujo desenho segue um padrão básico de construção – formando uma ‘família’.

 

FORMATO: Sua definição é essencial para a economia no custo final e também para uma atitude ecologicamente correta. Deve ser pensado de forma a fazer o aproveitamento máximo do papel, evitando desperdícios.

 

GRAMATURA: é o peso do papel por metro quadrado de superfície. Dividido pela área e varia de 50 a 350 gramas . Sua escolha depende do tipo do papel e do produto, além de outros dados como tiragem, número de páginas e formas de distribuição. É um fator que influi diretamente no custo final do produto.

 

HIGH GLOSS: Verniz de alto brilho, fosco ou texturizado, que valoriza a folha impressa

 

HOT STAMPING: Processo de impressão em relevo sem a utilização de tinta. A transferência da imagem ou do texto para o suporte é feita por meio de pressão e calor sobre uma fita impregnada de pigmento.

 

IMAGESETTER: Equipamento que grava arquivos digitais em filmes fotossensíveis através de um laser.

 

JOB: Designação de cada trabalho específico demandado por um cliente

 

LAMINAÇÃO: Acabamento de superfície que consiste na aplicação de uma película plástica sobre a superfície impressa. Geralmente é utilizado em capas de livros e revistas

 

LOMBADAS: É o acabamento lateral do fechamento de folheto ou livro. Pode ser do tipo canoa, em grampos, ou quadrada, desde que acima de 3 mm de altura, fechado com PUR (cola branca) ou Hot Melt (cola amarela) com costura.

 

MAGENTA: Cor rósea utilizada na escala gráfica. Seu nome vem da batalha travada nas cercanias da cidade de Magenta (Itália)

 

MANUSEIO: Tudo que é feito manualmente, ou seja: faca especial; colagem e fechamento do envelope; colocação de bolinhas de vinil; intercalação e inserção de peças em um envelope; inserção de brindes dentro de embalagem, etc.

 

MÍDIA: Meio de Comunicação; Meios para arquivamento e envio de dados digitais (discos) ou, ainda, suporte para impressão (papel)

 

MOCK-UP: Modelo de um produto ou embalagem em qualquer escala, utilizado para avaliação em geral.

 

OFF-SET: Método de impressão planográfico. Nele, as áreas de imagem e não-imagem estão no mesmo plano na chapa de impressão. Este papel é preparado para resistir à ação da umidade e, por isso, possui larga aplicação em miolo de impressos, livros infantis e técnicos, revistas e folhetos em geral.

 

PANTONE: Tabela universal de cores que associa cada tonalidade da cor a um código.

 

PAPEL COUCHÉ: Possui gesso em sua composição e variantes com ou sem brilho. É um dos mais utilizados na indústria gráfica em todos os tipos de impresso, desde livros de arte, mala-direta, calendários e folders. Revistas e catálogos também o utilizam na capa – somente as mais sofisticadas lançam mão do papel couché também no miolo.

 

PAPEL OFF-SET: É preparado para resistir à ação da umidade e, por isso, possui larga aplicação em miolo de impressos, livros infantis e técnicos, revistas e folhetos em geral.

 

PAPEL SILPRINT: Trata-se de um reciclato (material reciclado industrialmente) branco, utilizado por empresas que buscam ressaltar sua preocupação com a questão da sustentabilidade. É um produto relativamente novo no mercado e vem sendo muito solicitado pelos clientes da Stilgraf.

 

PAPEL VERGÉ: Conta com marca d’água e aparência artesanal. Por isso, é muito utilizado em papéis de carta, envelopes, catálogos, capas, trabalhos publicitários, cartões de visita, formulários contínuos, mala-direta, além do miolo e guarda de livros.

 

PCP: Abreviação de Planejamento e Controle de Produção

 

PDF: Abreviação de Portable Document Format. É um protocolo que mantém todas as características do arquivo, compactando-o para transmissão.

 

PRÉ-FLIGHT DE ARQUIVOS: Conferencia dos arquivos antes do envio para a gráfica ou bureau

 

PRELO: Máquina de prova que simula impressão em offset

 

PROVA: Página impressa, fora da escala industrial, para identificação de erros e eventual correção antes do início do processo de impressão final.

 

QUADRICROMIA: Refere-se ao processo de impressão que emprega o sistema CMYK para reproduzir uma gama variada de cores a partir de quatro cores básicas.

 

REFILAR: Fazer um corte por meio de guilhotina

 

REGISTRO DE CORES: Perfeito encaixe de diferentes impressões

 

RETÍCULA: Rede de pontos geralmente diminutos ou de trações que forma quadrículos, linhas ou quaisquer padrões regulares, traçada sobre vidro ou película transparente, que se usa em off-set.

 

RGB: Abreviação do sistema de cores ‘Red, Green, Blue’ (vermelho, verde, azul) que é utilizado pelos monitores de vídeo de computadores e televisores

 

SANGRAR: Recurso de diagramação que consiste em deixar que se invada com texto, foto ou ilustração o espaço reservado às margens de uma publicação

 

SERIGRAFIA: A tinta chega ao papel atravessando a matriz por áreas permeáveis, das quais surge o branco.

 

SILPRINT: Trata-se de um reciclato (material reciclado industrialmente) branco, utilizado por empresas que buscam ressaltar sua preocupação com a questão da sustentabilidade. É um produto relativamente novo no mercado e vem sendo muito solicitado pelos clientes da Stilgraf.

 

TIRAGEM: Quantidade de impressões

 

UV: Abreviação de ultravioleta

 

VERGÉ: Conta com marca d’água e aparência artesanal. Por isso, é muito utilizado em papéis de carta, envelopes, catálogos, capas, trabalhos publicitários, cartões de visita, formulários contínuos, mala-direta, além do miolo e guarda de livros.

 

VEGETAL: Com cores e transparência, é um dos preferidos em revestimentos de impressos e livros de arte.

 

VERNIZ: O verniz de máquina dá proteção à peça, facilitando o manuseio e dando mais vida útil à peça. É considerado como mais uma cor, pois é acoplado nas máquinas de impressão off-set.

A

ALCEAMENTO: Arranjo de folhas ou cadernos impressos na sequencia adequada, de modo que as páginas fiquem na ordem correta, antes do processo de costura ou encadernação.

 

ARTES GRÁFICAS: Conjunto de processos e atividades auxiliares que tem como objetivo reproduzir, em qualquer número de cópias, textos e imagens a partir de uma matriz. Abrange os processos de criação, pré-impressão, impressão e acabamento de qualquer material gráfico.

B

BITMAP: Imagem gráfica computadorizada formada por pontos chamados pixel. É uma imagem com resolução fixa.

 

BLOCAR: Formar um bloco perfeitamente alinhado à esquerda e a direita, ajustando o espaço entre palavras para que todas as linhas de um texto tenham exatamente a mesma largura.

 

BOPP: Laminação de alto brilho, foscas e holográficas. Além de aumentar o atrito, também servem de barreira à umidade em folhas impressas.

 

BRIEFING: Conjunto de informações resumidas e referências que é fornecido para o desenvolvimento de um determinado trabalho.

C

CARTÃO E PAPELÃO: Conta com maior espessura e é bastante utilizado em capas, pastas, fichas, cartões e material escolar em geral.

 

CMYK: Abreviatura do sistema de composição de cores subtrativas primárias ‘Cyan, Magenta, Yellow, Black’ – ou ciano, magenta, amarelo e preto – que é usado na impressão em cores com tinta, ocultando certas cores quando impresso em um fundo branco. Quando pontos dessas cores são combinados em diferentes densidades, é possível reproduzir milhões de cores diferentes, abrangendo toda a principal gama de cores do espectro visível.

 

COLAGEM: Trabalhos como envelopes com fechamento automático, cartas-respostas e malas-diretas podem ser adaptados para fechamento e cola totalmente mecanizados. Quando os formatos ou layouts fogem do padrão, precisam de colagem ou colocação de fita dupla face manual, e, portanto, terão alteração no orçamento.

 

COLOR PLUS – Material liso e em diversas cores, é muito eficiente para trabalhos publicitários, capas, guarda de livros, catálogos, folhetos e mala-direta.

 

COR: A cor, alvura e opacidade do papel são determinantes em sua aplicação, uma vez que, com a transparência das tintas, a cor pode sofrer alteração de acordo com o papel utilizado. Papéis mais alvos são utilizados para reprodução em cores. Papéis levemente amarelados e opacos são indicados para livros, pois evitam o cansaço visual e o trespasse de textos e figuras de uma página para o verso.As máquinas de off-set dividem-se em monocolores (impressão a 1 cor); bicolores; 4, 5 e até 10 cores. A maioria das peças é impressa nas 4 cores primárias: cyan, magenta, amarelo e preto, uma vez que a composição dessas cores possibilita a reprodução de qualquer cor ou imagem.No entanto, em alguns casos surge a necessidade de uma cor especial. Para isso, usamos o Padrão Pantone – escala universal de mistura de tintas utilizado como guia de cores especiais. A cor especial exige mais tempo de preparação da tinta e da máquina, elevando assim o custo da peça.

 

COUCHÉ: Possui gesso em sua composição e variantes com ou sem brilho. É um dos mais utilizados na indústria gráfica em todos os tipos de impresso, desde livros de arte, mala-direta, calendários e folders. Revistas e catálogos também o utilizam na capa – somente as mais sofisticadas lançam mão do papel couché também no miolo. CTP: Abreviação de Computer do Plate, é um sistema de pré-impressão que gera matrizes diretas. 

D

DIAGRAMAÇÃO: Conjunto de operações utilizadas para dispor títulos, textos, gráficos, fotos, mapas e ilustrações de uma publicação ou em qualquer impresso de forma equilibrada e atraente, buscando estabelecer um sentido de leitura que atenta a determinada hierarquia de assuntos.

 

DOBRAS: Dobra central – 1 dobra no centro do impresso.Dobras paralelas – até 2 dobras na mesma posição.Dobra janela – 3 dobras paralelas, porém, a ordem do fechamento lembra o fechamento de uma janela.Dobra em cruz – 2 dobras cruzadas.Dobra sanfona – acima de 3 dobras e fechamento intercalado.Dobra irregular – quaisquer dobras acima citadas, porém, não centralizadas. Ou seja, quando os lados não ficam com a mesma divisão de formatos. O material não poderá ser dobrado em máquina, incidindo o manuseio sobre o custo da peça e também sobre o prazo de entrega.

E

EFEITO IRIS: Tabela impressa que contém diversas combinações de tonalidades de cores.

 

EMBALAGEM: Os materiais impressos são acondicionados em caixas-padrão fornecidas pela gráfica.

 

EMPASTAMENTO: Colagem de um papel em outro e colocação em prensa para secagem. Recurso usado quando a peça exigir a necessidade de produto final mais rígido e de papel nobre já impresso colocado sobre o papel-cartão.

F

FACA ESPECIAL: É usada em todo o material que não possui cantos retos. Acoplada na máquina de corte, exige manuseio peça por peça – por isso, demanda maior custo da peça e extensão do prazo de entrega.

 

FONTE: Conjunto de caracteres cujo desenho segue um padrão básico de construção – formando uma ‘família’.

 

FORMATO: Sua definição é essencial para a economia no custo final e também para uma atitude ecologicamente correta. Deve ser pensado de forma a fazer o aproveitamento máximo do papel, evitando desperdícios.

G

GRAMATURA: é o peso do papel por metro quadrado de superfície. Dividido pela área e varia de 50 a 350 gramas . Sua escolha depende do tipo do papel e do produto, além de outros dados como tiragem, número de páginas e formas de distribuição. É um fator que influi diretamente no custo final do produto.

H

HIGH GLOSS: Verniz de alto brilho, fosco ou texturizado, que valoriza a folha impressa.

 

HOT STAMPING: Processo de impressão em relevo sem a utilização de tinta. A transferência da imagem ou do texto para o suporte é feita por meio de pressão e calor sobre uma fita impregnada de pigmento.

I

IMAGESETTER: Equipamento que grava arquivos digitais em filmes fotossensíveis através de um laser.

J

JOB: Designação de cada trabalho específico demandado por um cliente

L

LAMINAÇÃO: Acabamento de superfície que consiste na aplicação de uma película plástica sobre a superfície impressa. Geralmente é utilizado em capas de livros e revistas.

 

LOMBADAS: É o acabamento lateral do fechamento de folheto ou livro. Pode ser do tipo canoa, em grampos, ou quadrada, desde que acima de 3 mm de altura, fechado com PUR (cola branca) ou Hot Melt (cola amarela) com costura.

M

MAGENTA: Cor rósea utilizada na escala gráfica. Seu nome vem da batalha travada nas cercanias da cidade de Magenta (Itália)

 

MANUSEIO: Tudo que é feito manualmente, ou seja: faca especial; colagem e fechamento do envelope; colocação de bolinhas de vinil; intercalação e inserção de peças em um envelope; inserção de brindes dentro de embalagem, etc.

 

MÍDIA: Meio de Comunicação; Meios para arquivamento e envio de dados digitais (discos) ou, ainda, suporte para impressão (papel)

 

MOCK-UP: Modelo de um produto ou embalagem em qualquer escala, utilizado para avaliação em geral.

O

OFF-SET: Método de impressão planográfico. Nele, as áreas de imagem e não-imagem estão no mesmo plano na chapa de impressão. Este papel é preparado para resistir à ação da umidade e, por isso, possui larga aplicação em miolo de impressos, livros infantis e técnicos, revistas e folhetos em geral.

P

PANTONE: Tabela universal de cores que associa cada tonalidade da cor a um código. 

 

PAPEL COUCHÉ: Possui gesso em sua composição e variantes com ou sem brilho. É um dos mais utilizados na indústria gráfica em todos os tipos de impresso, desde livros de arte, mala-direta, calendários e folders. Revistas e catálogos também o utilizam na capa – somente as mais sofisticadas lançam mão do papel couché também no miolo.

 

PAPEL OFF-SET: É preparado para resistir à ação da umidade e, por isso, possui larga aplicação em miolo de impressos, livros infantis e técnicos, revistas e folhetos em geral.

 

PAPEL SILPRINT: Trata-se de um reciclato (material reciclado industrialmente) branco, utilizado por empresas que buscam ressaltar sua preocupação com a questão da sustentabilidade. É um produto relativamente novo no mercado e vem sendo muito solicitado pelos clientes da Stilgraf.

 

PAPEL VERGÉ: Conta com marca d’água e aparência artesanal. Por isso, é muito utilizado em papéis de carta, envelopes, catálogos, capas, trabalhos publicitários, cartões de visita, formulários contínuos, mala-direta, além do miolo e guarda de livros.

 

PCP: Abreviação de Planejamento e Controle de Produção.

 

PDF: Abreviação de Portable Document Format. É um protocolo que mantém todas as características do arquivo, compactando-o para transmissão.

 

PRÉ-FLIGHT DE ARQUIVOS: Conferencia dos arquivos antes do envio para a gráfica ou bureau.

 

PRELO: Máquina de prova que simula impressão em offset.

 

PROVA: Página impressa, fora da escala industrial, para identificação de erros e eventual correção antes do início do processo de impressão final.

Q

QUADRICROMIA: Refere-se ao processo de impressão que emprega o sistema CMYK para reproduzir uma gama variada de cores a partir de quatro cores básicas.

R

REFILAR: Fazer um corte por meio de guilhotina.

 

REGISTRO DE CORES: Perfeito encaixe de diferentes impressões.

 

RETÍCULA: Rede de pontos geralmente diminutos ou de trações que forma quadrículos, linhas ou quaisquer padrões regulares, traçada sobre vidro ou película transparente, que se usa em off-set. RGB: Abreviação do sistema de cores ‘Red, Green, Blue’ (vermelho, verde, azul) que é utilizado pelos monitores de vídeo de computadores e televisores.

S

SANGRAR: Recurso de diagramação que consiste em deixar que se invada com texto, foto ou ilustração o espaço reservado às margens de uma publicação.

 

SERIGRAFIA: A tinta chega ao papel atravessando a matriz por áreas permeáveis, das quais surge o branco.

 

SILPRINT: Trata-se de um reciclato (material reciclado industrialmente) branco, utilizado por empresas que buscam ressaltar sua preocupação com a questão da sustentabilidade. É um produto relativamente novo no mercado e vem sendo muito solicitado pelos clientes da Stilgraf.

T

TIRAGEM: Quantidade de impressões

U

UV: Abreviação de ultravioleta

V

VERGÉ: Conta com marca d’água e aparência artesanal. Por isso, é muito utilizado em papéis de carta, envelopes, catálogos, capas, trabalhos publicitários, cartões de visita, formulários contínuos, mala-direta, além do miolo e guarda de livros.

 

VEGETAL: Com cores e transparência, é um dos preferidos em revestimentos de impressos e livros de arte.

 

VERNIZ: O verniz de máquina dá proteção à peça, facilitando o manuseio e dando mais vida útil à peça. É considerado como mais uma cor, pois é acoplado nas máquinas de impressão off-set.