Como funciona - Estrutura Stilgraf - Gráfica Stilgraf - Impressão de Qualidade - Stilgraf

Stilgraf

Campo de busca

// Como funciona

Entre a confirmação do pedido e a entrega final, o seu trabalho passa por uma série de processos. Conheça todas as etapas de produção da Stilgraf e também fique por dentro de outras informações importantes.

Todas as etapas:

1 - Recepção de materiais
Boa parte das solicitações de pré-impressão é feita via telefone. As informações, como formato, cores e acabamento, podem ser enviados fisicamente ou por e-mail. Quando necessário, dados adicionais são solicitados posteriormente ao cliente ou gerente de contas.

2 - Ordem de serviço
Após avaliação do trabalho e de suas informações, é aberta uma ordem de serviço (OS). Ela contém todos os detaques da demanda do cliente, além do prazo estimado de execução e o valor.

3 - Produção
Após a aprovação, a ordem de serviço é enviada para a produção. O primeiro passo é a seleção das mídias - fontes, imagens, software, cores e formato. Quando a imagem original é entregue em papel, é necessário digitalizá-la em alta qualidade, para garantir uma ótima reprodução. Depois, é efetuada da a montagem eletrônica e os retoques.

4 - Planejamento e controle da produção
Nessa fase são definidos as melhores formas de aproveitamento de papel e a maneira mais adequada de executar o trabalho. Ocorre, ainda a programação da sequência dos trabalhos em máquina, de modo a otimizar o tempo de produção.

5 - Computer to Plate (CTP)
No espelho do trabalho final, conhecido popularmente como 'boneco', cada prova digital ganha um número de identificação. É com base neles que o cliente faz a aprovação dos trabalhos. A cada correção necessária, é gerado um PDF (Portable Document Format) com um novo número de identificação - para garantir que o produto gráfico final seja o mesmo aprovado pelo cliente.

6 - Programas 
Os softwares utilizados pela Stilgraf são QuarkXpress, Indesign, Pagemaker e Coreldraw. Outros programas, como o Freehand e Illustrator, contém alguns efeitos que só são permitidos neles mesmos, por isso não são recomendados  para montagem final. O formato ideal de arquivo final é o PDF (Portable Document Format).

7 - Projeto gráfico
A Stilgraf também pode ajudar o cliente a definir o seu projeto gráfico, caso não o tenha feito ainda. Entendemos junto com o cliente qual é o tipo, tamanho e finalidade do produto e apontamos qual o melhor tipo de papel e o acabamento mais adequado, equacionando-os com a quantidade de cores e de quantidade de páginas. 

Na interpretação gráfica o formato de uma peça é sempre considerado no formato aberto e por lâminas frente e verso. Por exemplo, um folheto no formato fechado de 21 x 28 cm , com 8 páginas e 4 cores, é avaliado em gráfica como folheto com 2 lâminas de 42 x 28 cm a 4 x4 cores, pois as peças são interpretadas inteiras. Depois de fechado, todo folheto deverá ter quantidade de páginas múltipla de 4.

8 - Impressão
Com a prova aprovada, a impressão é autorizada. Arquivos, provas digitais, bonecos e referências de cor (quando há uso de cores especiais) são enviados para a gráfica. Por sua vez, a gráfica encaminha os arquivos para CTP ou saída de filmes para gravação das chapas, que depois são ajustadas nas máquinas. 
 
Nesse momento inicia-se o processo de impressão. Durante o acerto de máquina, ajustamos a DENSIDADE DA TINTA (QUANTIA DE TINTA DEPOSITADA SOBRE O PAPEL) em busca do equilíbrio das cores.

9 - Acabamento
Essa é a fase mais delicada de todo o processo, onde a qualidade dos profissionais envolvidos e dos equipamentos empregados faz toda a diferença no resultado final. 
 
10 - Controle de qualidade
Os primeiros materiais impressos são avaliados, quando fazemos uma análise das cores pré-aprovadas, de sua uniformidade e do acabamento.

11 - Entrega/despacho
A Stilgraf segue todos os trâmites legais para o envio dos trabalhos impressos. Por isso, todo o material necessita de uma uma nota fiscal de simples remessa para deixar a gráfica. Para cada nota, deve existir uma fatura correspondente, constando os dados do destinatário.

Para empresas: razão social, endereço, CEP, CNPJ e Inscrição Estadual.
Para pessoas físicas: nome, RG, CPF, endereço e CEP.

Compartilhe