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On e off: porque os formatos de mídia precisam estar alinhados

O ano é 2019, chegando em 2020, e a forma de se comunicar mudou muito na última década. Chega a ser impressionante que cinco anos atrás a maneira como pedíamos uma simples pizza ou um táxi era diferente da maneira como pedimos hoje.

 

E em meio a mudanças e inovações muito se questiona se alguns recursos ainda fazem sentido quando o assunto é comunicação marca-cliente. Os formatos de anúncios, por exemplo, mudaram e nunca foi tão importante ficar atento às tendências de mercado. E aí entra uma das pautas principais quando o assunto é material impresso.

 

Ao contrário do que pode parecer, o material impresso não é o oposto de conteúdo digital. Muito pelo contrário, ambos se complementam, tornando a comunicação redonda e ainda mais efetiva. Mesmo que o ambiente digital seja de extrema importância, temos diversas situações sociais que dependem de um bom material impresso.

 

Feiras e eventos

 

Muitas vezes esse é o primeiro contato entre uma marca e um potencial cliente, logo, o material disponibilizado nos estandes deve causar uma boa primeira impressão. Isso porque o potencial cliente deve sair com algo em mãos do estande para tomar uma decisão. Folders, folhetos promocionais e até mesmo brindes podem ser utilizados como estratégia de fortalecimento de imagem.

 

Apresentação e networking

Tudo bem que hoje temos o WhatsApp como um canal de contatos moderno e prático. Mas para gerar negócios e se apresentar para um potencial cliente, mesmo que em uma situação informal, nada como ter um cartão de visita com a identidade da sua empresa, telefone, e-mail e endereço.

 

Reunião de negócios

Nada como impactar o seu cliente ou prospecto com uma apresentação que vai além do digital, assim, ele pode absorver o objetivo de maneira visual. Aqui, não se trata de lotar uma mesa com papéis e sim de apresentar uma comunicação clara e objetiva. Ideal para o segmento publicitário, apresentação de relatórios e moodboards.

 

Portfólio

Existem muitos programas, como o Behance, que servem como pasta online para a apresentação de trabalhos executados por designers, diretores de arte, fotógrafos e profissionais de áreas correlatas. Mas num caso de prospecção de clientes, além do portfólio online, é sempre interessante e mais impactante contar com peças impressas na pasta para que o cliente possa checar a qualidade do trabalho apresentado.

 

Como você pode ver, aliar a comunicação online com a offline se faz necessário para que o conteúdo da sua empresa seja 360º. Aproveitar o que cada universo oferece, demonstra experiência e consistência.

 

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