fbpx

Tudo o que você precisa saber sobre impressão de livros – parte 2

No post anterior, nós falamos sobre quais são os passos que você precisa saber antes de começar o seu projeto de realizar a impressão de livros. Neste post, vamos dar continuidade focando nas partes mais técnicas, que dizem respeito ao conhecimento da gráfica, mas que são de extrema importância no resultado final.

DIAGRAMAÇÃO: como organizar o seu material?

Este é o que podemos chamar de esboço do livro, já que é ele que determinará onde ficarão exatamente cada página, quais são as informações que serão impressas e tudo mais que esteja envolvido com a estética e a linguagem visual. A diagramação nada mais é do que o desenho do que será impresso, semelhante a um rascunho, porém mais profissional.

Antes de mandar o material para a impressora, é preciso configurar corretamente todas as informações como a margem, espaçamento, formato, recuo, fonte, largura, altura, etc. Há diversas ferramentas que ajudam nesta tarefa, sendo até mesmo o Word um excelente programa para isso.

ACABAMENTO: o último passo antes da impressão

Quando falamos que um livro será julgado pela capa, é do acabamento que estamos nos referindo. Ele que vai oferecer todo o aparato visual para encantar os leitores. Existem diversas opções de acabamentos que ajudam a valorizar o trabalho, além de proteger as folhas e todo o material impresso.

O formato mais usado para a impressão de livros é o acabamento do tipo brochura, já que possui um custo baixo e sua confecção é simples, além de ser bonito. Há outros tipos como o GRAMPO, que é mais utilizado em revista ou publicações com uma quantidade menor de páginas, e o CAPA DURA, feito para impressões nobres e especiais.

Depois que o material recebe o acabamento, é hora de fazer os vincos, que são utilizados como guia para a abertura da capa e contra capa, e se necessário remover os excessos de refile.

LAMINAÇÃO: uma proteção extra na sua capa

Uma capa com uma gramatura alta já garante ao livro uma grande proteção, porém dá para você proteger ainda mais seu livro – e consequentemente a capa – deixando ele também muito mais atraente: basta utilizar a laminação. Ela garante um visual brilhoso da capa, o que promove ainda uma pequena impermeabilização da capa.

Viu como é extensa a trajetória de um livro dentro de uma gráfica? Para evitar erros, o mais indicado é que você procure uma gráfica que ofereça os equipamentos necessários para que todos esses passos sejam rigorosamente seguidos. Traga o projeto do seu livro para ser impresso aqui na Stilgraf!

Precisando imprimir um projeto gráfico especial como esses para encantar e ganhar o coração dos seus clientes? Consulte um de nossos especialistas!